Menu

Vitória do Xingu recebe as vacinas contra a COVID-19 e começa a imunizar o público alvo

Continua após a publicidade

A primeira dose da vacina contra a COVID-19 em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, foi aplicada na manhã desta quarta-feira 20. A escolhida para ser vacinada foi a Técnica de Enfermagem Maria José dos Santos, de 54 anos. Ela trabalha na área da saúde há mais 20 anos, e desde o início da pandemia, está na linha de frente do combate à Covid-19 no município. “É uma emoção muito grande de saber que a vacina chegou entre nós. Fiquei muito feliz em receber a primeira dose e espero que venham mais doses para que possa imunizar toda a população. E mesmo eu tendo recebido a vacina hoje eu não posso me descuidar, tenho que continuar com todos aqueles cuidados e evitando a aglomeração”, disse a técnica de enfermagem.

Ao todo serão 139 vacinas aplicadas, divididas em duas doses e destinadas ao público alvo que são os profissionais de saúde do município, mas essa quantidade de vacinas é suficiente para atender apenas 40% desse público. Por conta disso a Secretaria de Saúde de Vitória do Xingu adotou critérios para a imunização inicial. “Essa linha de frente vai ser distribuída no Centro de Operações Emergenciais, onde tem o contato maior com a COVID, em seguida o SAMU, que são os profissionais que fazem o transporte do paciente, e no terceiro momento é o Hospital Municipal de Vitória do Xingu, que também está na linha de frente”, explicou a Coordenadora de Saúde, Franciane Lima.

Durante uma entrevista ao programa Balanço Geral, da TV Vitória, afiliada da Rede Record em Vitória do Xingu, a secretária de Saúde do município, enfermeira Roseli Braga ressaltou sobre os trabalhos e as medidas de controle que vem sendo tomadas por parte da atual gestão, para conter o avanço da doença em Vitória do Xingu. “Nós temos tido números crescentes de COVID nos últimos dias, resultado das festas de final de ano e da aglomeração das pessoas, e isso nos preocupa. Hoje nós estamos um pouco mais aliviados com a chegada da vacina, porém são poucas doses e nós só poderemos imunizar uma parte dos profissionais da saúde. Enquanto isso, nós pedimos que a população tenha mais cuidado, use máscara, use álcool gel e se precisar sair de casa tomar todos os cuidados”, alertou a Secretária de Saúde.

Márcio Viana, prefeito de Vitória do Xingu

A gestão municipal adotou diversas medidas de restrição, para evitar uma segunda onda da pandemia no município de Vitória do Xingu, mas apesar dos esforços os números de casos de COVID-19 vêm crescendo. “Começamos 2021 com o pé direito, com a chegada da vacina, mas sabemos que são poucas doses. Tenho certeza que em breve vão chegar as outras doses para toda a população vitoriense, mas enquanto isso devemos manter a precaução, usar álcool gel e máscara. Todos sabemos que vai demorar um pouco para toda a população ser vacinada por isso temos que respeitar as medidas de distanciamento social”, orientou o prefeito de Vitória do Xingu, Márcio Viana.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Vitória do Xingu, o município tem hoje 140 casos confirmados de COVID-19. Do início da pandemia até agora já foram 1220 casos confirmados e 26 óbitos registrados.

Por Valéria Furlan / Crhistian Mendes – A Voz do Xingu

Fotos: TV Vitória – RecordTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.