Os respiradores que o Governo do Estado adquiriu na China devem desembarcar em Belém no dia 30 deste mês e no mais tardar na primeira semana de maio. A informação foi dada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, em entrevista nesta segunda-feira (27). A chegada dos respiradores à capital paraense estava prevista para ocorrer no último final de semana, o que acabou não ocorrendo.
“A expectativa é que esses equipamentos (os respiradores) possam chegar já a partir do dia 30, agora, do mês de abril, e no início da semana de maio, para que possamos reforçar seja o Hospital de Campanha (no Hangar, em Belém), que passará a ter 420 leitos de UTI, como também o “Abelardo Santos”, com estruturas no interior do Estado, como os hospitais de campanha em Santarém, Marabá e Breves, e desafogar a estrutura de UTIs”, afirmou o governador.
Em entrevista nesta segunda-feira (27), o governador Helder Barbalho afirmou que o Governo do Estado atua, neste momento, com 182 leitos de UTI disponíveis especificamente para pacientes com coronavírus. E há 40 dias, o Governo adquiriu, com recursos do Estado, 400 respiradores na China visando mais que dobrar a estrutura de atendimento a pacientes da doença, e chegar até a cerca de 600 UTIs para enfermos com covid.
Fonte: O Liberal