Nesta quarta-feira, 08 de março, a Polícia Federal de Altamira, em parceria com o IBAMA, deflagrou uma operação contra o desmatamento ilegal na Vila Manoel Baiano, na cidade de Anapu, dentro da Gleba Pacajazinho. Doze policiais federais e dois agentes do IBAMA se deslocaram ao local onde foi constatado o crime de desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente.
Ao todo, três caminhões utilizados na prática do crime foram inutilizados, por não haver forma de retirá-los do local e para garantir que sua permanência não seja utilizada mais uma vez para continuidade do crime. Além disso, houve a apreensão de uma caminhonete, outro caminhão e ainda um trator de esteira. Também foram apreendidos sete aparelhos celulares que podem auxiliar na investigação, e uma motosserra que estava sendo utilizada para cortar a madeira no momento da chegada dos agentes. Mais de dez toras de madeira ilegal também foram inutilizadas.
Quatro pessoas foram conduzidas até a delegacia, onde três foram formalmente presos em flagrante e encaminhados até o Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, onde permanecem a disposição da justiça. Um dos conduzidos foi ouvido e liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Comunicação Social – Delegacia de Polícia Federal em Altamira