De 21 a 23 de novembro, Ananindeua sediará a XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), com exposições de projetos de estudantes de várias partes do Brasil, incluindo 07 municípios do Pará. As exposições ocorrerão no piso L3 do Shopping Metrópole Ananindeua, das 14h às 20h. Serão mais de 300 alunos finalistas, da educação infantil ao ensino superior, com projetos finalistas de 18 estados brasileiros.
Realizado anualmente no Estado do Pará, o evento visa trilhar um caminho para a iniciação científica e do empreendedorismo, atraindo crianças, jovens, adultos e idosos de vários estados brasileiros e até do exterior. Só no Pará, 50 alunos participam com projetos vindos dos municípios de Abaetetuba, Ananindeua, Belém, Moju, Monte Alegre, Santarém e Tucuruí.
Entre os participantes, há uma aluna com deficiência visual, de Abaetetuba, que desenvolveu um projeto para que pessoas sem deficiência possam entender como pessoas como ela enxergam o mundo através do tato, da audição, do olfato e, dessa forma, identificar o mundo que está ao seu redor. Outros 10 alunos com autismo assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) farão exposição de projetos que reutilizam óleo de cozinha para a produção de sabão e brindes.
Projetos participantes
O evento reunirá mais de 150 projetos finalistas, que, na ocasião, passarão por avaliações para serem premiados por categorias em terceiro, segundo e primeiro lugar, no dia 24 de novembro.
Durante a programação, eles participação de ilhas de conhecimentos como espaço maker e robótica, jogos cognitivos, espaço para exposição da nossa biodiversidade amazônica e demais organizações de apoio à educação e cultura.
O foco de incentivo da feira são as áreas de alfabetização, iniciação e produção científica, bem como sua divulgação e incentivos, voltados à educação e à cultura, nas diversas áreas das ciências (agrárias, biológicas, da saúde, ambientais, sociais, humanas, exatas, da terra e engenharias) e suas tecnologias.
“A importância do evento é comungarmos as pesquisas desse público, muitas vezes leigo, que se tornou cientista, cujas ideias acabam se tornando solução para muitos problemas do nosso dia a dia”, disse Gilberto Silva, coordenador da mostra e presidente do Instituto Açaí Ciências da União da Amazônia.
O gerente de Marketing do Shopping Metrópole Ananindeua, Yughen Angheben, também comentou sobre a relevância do evento. “Ficamos felizes em sediarmos pela primeira vez uma mostra desse porte, valorizando a produção de conhecimento científico e tecnológico de nossos estudantes. Que seja a primeira de muitas exposições aqui. Estamos sempre de portas abertas.”
SERVIÇO
O quê: XIV Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA)
Data: 21 a 23/11 – exposição dos projetos em 107 estandes e, na noite de quinta (23), intercâmbio cultural.
Hora: 14h às 20h
Local: piso L3 do Shopping Metrópole Ananindeua (BR-316, Km 04)