Altamira

Altamira: PF realiza operação para combater extração ilegal de ouro

Responsáveis por garimpo vivem em luxo bancado pelo crime

Foto: Wilson Soares
Continua após a publicidade

A Polícia Federal realizou na manhã desta última quinta feira (04 de abril), a operação “Carapaça“. Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, dois deles em Itaituba/PA e um deles na cidade de Sinop/MT.

A operação reuniu mais de 20 policiais federais, e é fruto de investigação que apura crimes de garimpo ilegal, usurpação de bens da União e de trabalho em condições análogas ao de escravo.

Os alvos foram identificados como os responsáveis pela área de extração irregular denominada garimpo Jabuti, na Reserva extrativista Riozinho, em Altamira. “Eles levavam uma vida de luxo em um bairro nobre de Itaituba com o dinheiro do crime”, informou a polícia.

Continua após a publicidade

Foram apreendidos notebooks, celulares e documentos que vão ajudar a identificar mais responsáveis pela operação ilegal, e entender o modus operandi destas organizações criminosas.

O Garimpo ilegal gera danos graves ao meio ambiente, como a mudança da fauna e flora local, desmatamento, e, o mais grave de todos, contamina a água com mercúrio, metal nocivo ao ser humano, usado na separação do ouro nos locais ilegais. O mercúrio usado é jogado na água e contamina a fauna marinha. Comunidades ribeirinhas que se alimentam destes animais, acabam com doenças severas, que em muitos casos levam à desnutrição e morte.

Comunidade

Comentários

Participe com respeito. Comentários podem passar por moderação antes da publicação.

Deixe seu comentário Participe da conversa com respeito.

Escreva seu comentário

O autor responde pelo conteúdo enviado. A Voz do Xingu pode moderar ou remover comentários incompatíveis com as regras, sem prejuízo das obrigações previstas em lei.


Continua após a publicidade
Resultados oficiais

Loterias

Fonte: Loterias CAIXA. Resultados armazenados em cache por 30 minutos.

Você não pode copiar conteúdo desta página