Menu

Avião agrícola cai na zona rural de Altamira e deixa duas pessoas feridas

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Um monomotor de prefixo PT-GYQ, avião agrícola usado para pulverização de pastagens, caiu na manhã deste domingo, 14 de abril, na zona rural do município de Altamira, no sudoeste do Pará. O acidente ocorreu por volta das 8h30, em um local distante 25 km do centro da cidade, no Ramal São Francisco.

Foto: Corpo de Bombeiros de Altamira

De acordo com agricultores que moram próximo ao local do acidente, o avião fez um barulho diferente e, logo em seguida, desapareceu. Foi então que os moradores decidiram procurar e encontraram a aeronave em uma área de difícil acesso, localizada em uma fazenda.

Foto: Wilson Soares

Dentro da aeronave estavam dois tripulantes identificados como Gabriel Ribeiro da Silva, de 35 anos, que sofreu fratura no fêmur esquerdo, e Paulo Riato Filho, de 62 anos, que estava com suspeita de trauma no tórax e fratura na costela. As duas vítimas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros que usou caminhonetes por uma distância de 3 km até o ramal onde estavam as ambulâncias. Os homens estavam conscientes e foram conduzidos para o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, mas não correm risco de morrer.

Segundo o comandante do 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Altamira, Major Gilmarcos da Silva, os dois tripulantes informaram que foram ejetados do avião no momento da queda. “A aeronave caiu em um local e eles caíram em outro, e então se arrastaram na mata até serem resgatados. Alguns moradores viram o momento da queda e nos acionaram, direcionando nossa equipe até próximo ao local onde visualizaram a queda”, disse o Major do 9º GBM.

Após a queda, o avião pegou fogo e ficou totalmente destruído. Partes da aeronave ficaram espalhadas pela vegetação.

Foto: Wilson Soares

Equipes das polícias Civil, Militar e Científica estiveram no local do acidente para fazer um levantamento das primeiras informações. Os moradores acreditam que a aeronave iria realizar pulverização em uma fazenda próxima ao local quando perdeu altitude e caiu, mas as informações ainda serão apuradas pelas autoridades.  

AS INVESTIGAÇÕES SERIPA I

Foto: Wilson Soares

Uma equipe do SERIPA I (Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) deverá se deslocar à Altamira para fazer uma investigação das causas da queda do avião agrícola.

Em nota, o SERIPA informou como deverá ser feito o trabalho.

“Investigadores do Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA I), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Belém (PA), foram acionados, neste domingo (14/04), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-GYQ, no município de Altamira (PA).

Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, diz a nota.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.