Menu

Cinco municípios do oeste do Pará recebem 10 concentradores de oxigênio para tratar pacientes com Covid-19

Continua após a publicidade

Os municípios de Monte Alegre, Prainha, Curuá, Rurópolis e Óbidos, todos no oeste do Pará, receberam nesta sexta-feira (5) 10 concentradores de oxigênio para o atendimento de pacientes de Covid-19.

Os equipamentos foram doados pela organização não governamental Expedicionários da Saúde e a entrega aos municípios foi realizada pela Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, e levou em consideração a distância dos municípios. Os concentradores reforçarão a rede de oxigenação para quem é atendido nas unidades de saúde referenciadas para tratamento de Covid-19.

“São equipamentos estratégicos que produzem oxigênio e mantêm o paciente em consumo de até cinco litros por minuto. Então, principalmente nesta pandemia, é um recurso importante para os pacientes com Covid-19, que serão abastecidos sem que sejam necessárias as redes e tanques de oxigênio”, ressaltou a coordenadora de Saúde da Secretaria Regional de Governo do Oeste do Pará, Talita Liberal.

Alívio

No município de Óbidos, os equipamentos foram destinados ao Hospital Municipal Dr. José Benito Priante. A chegada dos equipamentos chamou atenção dos funcionários e pacientes, e trouxe alívio às autoridades locais.

“Esses concentradores chegam em um momento estratégico para auxiliar o tratamento dos pacientes com Covid. Anteriormente tentamos uma aquisição, e neste momento conseguimos esta importante doação, que será útil aos usuários do sistema público de saúde”, disse a secretária municipal de Saúde de Óbidos, Ana Elza Tavares.

O concentrador é um equipamento que capta o oxigênio do ar ambiente e devolve ao paciente de forma filtrada e pura, com capacidade para manter a saturação em níveis aceitáveis.

Fonte: G1 Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.