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Consumidores dos seis municípios afetados pelo problema em subestação de energia reclamam dos prejuízos materiais

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Consumidores dos seis municípios que tiveram o abastecimento de energia suspenso na tarde de domingo (12), após uma pane no transformador da rede elétrica das Centrais Elétricas do Pará (Celpa) que atende a região, reclamam dos prejuízos materiais que tiveram com a oscilação o fornecimento de energia.

No domingo, a Celpa informou que o transformador da subestação localizada na Vila do Conde, em Barcarena apresentou defeito, com isso gerou a onda de desabastecimento de energia nos municípios de Acará, Moju, Tailândia, Tomé-Açu, Concórdia do Pará e Bujaru. A concessionária disse que um transformador reserva foi instalado na subestação e que o serviço foi normalizado na noite de terça-feira (14).

Mas de acordo com moradores e comerciantes de Acará, no nordeste do Pará, o fornecimento continua oscilando e eles contabilizam os prejuízos, como é o caso do salão onde a manicure Maria Eugênia trabalha. Com equipamentos queimados e sem energia, não há a possibilidade de receber clientes.

“A gente não está conseguindo trabalhar por conta dessa energia. É uma oscilação terrível. Ora a gente está trabalhando e falta energia, a gente tem que parar. Muitas das vezes tivemos que trabalhar com a luz de celular. Está muito complicado, está difícil mesmo”, contou.

“Teve um caso que a patroa teve que ir com a cliente para um hotel para terminar o procedimento porque aqui parou tudo. Ficamos no escuro”, concluiu Eugênia.

Em um mercado da cidade, o estabelecimento teve os seus três frigoríficos queimados com a oscilação da energia na região, gerando um prejuízo superior a R$ 8 mil, além de ter que ter enviado mais de quatro toneladas de carne e frango para Belém.

“Nós tivemos que encaminhar todo esse material para Belém, onde é a nossa matriz. Tivemos que chamar um caminhão frigorífico”, explicou Jairo, gerente do mercado.

O gerente de Operações da Celpa, Sérgio Varlinhos, informou que a concessionária vai ressarcir os clientes que tiveram bens danificados devido as constantes interrupções do fornecimento de energia devido ao problema com o transformador da subestação da Vila do Conde.

“O consumidor deverá entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento, registar esse dano para que se possa fazer a apuração e se constatado que de fato a avaria foi em virtude das manobras que foram feitas no sistema, a Celpa fará o ressarcimento do dano elétrico aos equipamentos elétricos que foram danificados”, afirmou.

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