Menu

Editais são publicados para vagas em Conselho Gestor da APA Paytuna e Pema

Candidatos têm 30 dias corridos para providenciar a documentação necessária. Saiba como participar.

Foto: Ascom Ideflor-Bio/Divulgação
Foto: Ascom Ideflor-Bio/Divulgação
Continua após a publicidade

Foram publicados nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial do Estado os editais referentes a vagas no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna e no Parque Estadual Monte Alegre (Pema), Unidades de Conservação (UC’s) localizadas no oeste do Pará.

A APA dispõe de um Conselho Deliberativo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, e de organizações da sociedade civil. Das três vagas disponíveis, duas são para organização do poder público e uma para organizações da sociedade civil.

Segundo o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), os representantes dos órgãos deverão contemplar os órgãos ambientais dos três níveis da federação e órgãos de áreas afins, tais como pesquisa científica, educação, cultura, turismo, paisagem, arquitetura, arqueologia e povos indígenas e assentamentos agrícolas.

Cabe a sociedade civil representar nos conselhos de unidades de conservação que deve contemplar a comunidade científica e Organizações Não-Governamentais ambientalistas com atuação comprovada na região da unidade, população que mora no entorno, população tradicional, proprietários de imóveis no interior da unidade, trabalhadores e setor privado atuante na região e representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica.

Sobre as UC’s

A Área de Proteção Ambiental Paytuna é uma Unidade de Conservação que pertence à categoria de uso sustentável que abrange uma área de 58.251ha.

A Unidade tem o objetivo de conservar e recuperar os ecossistemas naturais, visando à melhoria da qualidade de vida da população, por meio do desenvolvimento de atividades pautadas na conservação ambiental, no ordenamento territorial e na sustentabilidade produtiva.

Pema em Monte Alegre tem 15 sítios arqueológicos que têm pinturas rupestres de 11 mil anos — Foto: Ascom Ideflor-Bio/Divulgação

Pema em Monte Alegre tem 15 sítios arqueológicos que têm pinturas rupestres de 11 mil anos — Foto: Ascom Ideflor-Bio/Divulgação

O Parque Estadual de Monte Alegre é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que apresenta grande importância pelo seu peculiar ecossistema e relevante beleza cênica.

Criado pela Lei Estadual n°. 6.412, de 09 de novembro de 2001, teve seus limites retificados pela Lei Estadual n° 7.692, de 3 de janeiro 2013. O Pema está localizado em Monte Alegre, na direção noroeste do estado, na mesorregião do Baixo Amazonas, microrregião de Santarém e apresenta uma área total de 36,78 Km² (3.678 ha).

Como participar

Interessados em participar deverão reunir a documentação relacionada no edital e apresentá-la dentro de um prazo de 30 dias, corridos, a contar da data da publicação do edital, na Gerência da Região Administrativa da Calha Norte I, situada no Centro de Visitação do Parque Estadual Monte Alegre, s/n, Zona Rural, no horário das 8h às 17h.

Fonte: G1 Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.