Jucepa bate recordes de abertura de empresas em 2021

Continua após a publicidade

O ano de 2021 foi um marco para os novos negócios. De acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), foram mais de 90 mil registros de abertura de empresas no ano passado, o número é o maior já registrado em toda a história da autarquia. O foco de trabalho é mesmo facilitar a vida de quem quer abrir o próprio negócio, e além de oferecer um atendimento agendado e 100% digital, a Junta também possibilita ao empreendedor abrir sua empresa em menos de 20 minutos.

O Pará começa 2022 com novas 90.617 empresas abertas de 1º de janeiro a 31 de dezembro, um recorde registrado pela autarquia, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeme).

Os números de 2021 representam um aumento de 21,38% em relação às aberturas de empresas em 2020 – 74.638 no total e 46,10% em relação a 2019, ano anterior à pandemia – 62.010.

De fevereiro a julho e de outubro a dezembro foram computados recordes em cada mês. Já em agosto e setembro os números foram os melhores dos últimos 12 anos. A média de tempo de abertura de uma empresa também melhorou em relação a 2020 e segue dentro da meta estabelecida pelo governo do Estado, de até duas horas. Em 2021 a média ficou em 40 minutos, um minuto a menos do que no ano anterior.

Para a presidente da Jucepa, Cilene Sabino, esse resultado tão positivo é mais uma prova da retomada do crescimento do Estado. “O Pará vive hoje um novo momento. A recuperação econômica é hoje uma realidade em todo território paraense. A Jucepa conta hoje com um dos sistemas mais modernos do país e um dos melhores do mundo. Todos os processos podem ser realizados de forma digital. Uma empresa pode ser aberta, com toda segurança, por celular, pelo aplicativo da Jucepa, de qualquer lugar do mundo. A meta é facilitar a vida do empreendedor, entregando soluções mais ágeis, práticas e eficientes”, reforça a gestora.

Valeria Silva é microempreendedora individual (MEI) e trabalha com venda de lingerie, roupas e acessórios. “A Jucepa foi muito importante para a desburocratização do processo de registro da empresa, o serviço online trouxe uma melhoria muito grande, facilitando muito a vida dos empreendedores. Sou grata ao serviço que oferecem, deixaram as [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] Cnaes da empresa organizados e aptos a atuar bem no mercado”, reconhece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.