Moradores e usuários da BR-163 bloquearam, às 12h de quarta-feira (24 de junho), o km 792 da rodovia, entre Rurópolis e Santarém, no oeste do Pará. O grupo cobra obras de recuperação da estrada e afirma que as condições do pavimento comprometem a segurança de quem trafega pelo trecho.
De acordo com as informações repassadas pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal, que acompanham a manifestação, o bloqueio provoca cerca de 2 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos da rodovia.
Segundo os manifestantes, o protesto foi motivado pelo estado precário do pavimento no trecho entre os dois municípios. Eles reivindicam a realização de serviços de recuperação e manutenção da estrada, considerada uma das principais vias de transporte da região.
Não há rotas alternativas para os motoristas, já que a interdição ocorre sobre uma ponte. No local, os manifestantes montaram uma estrutura de apoio para permanecer durante o ato.
Casos considerados urgentes estão sendo avaliados pelos organizadores. Pessoas em tratamento de saúde, viaturas das forças de segurança e cargas vivas podem ser liberadas para passagem.
A manifestação é acompanhada por equipes da PRF. Até o momento, não há registro da presença de outras forças de segurança no local. Cerca de 50 pessoas participam do protesto às margens da rodovia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/B/i/OH40r4TQe4n15oia9EEg/whatsapp-image-2026-06-24-at-16.25.46.jpeg)
BR-163 interditada — Foto: PRF/Divulgação
A primeira liberação do tráfego está prevista para as 18h. Após esse período, a rodovia deverá ser novamente interditada. Novas liberações devem ocorrer em intervalos de seis horas.
Segundo os organizadores, a manifestação deve continuar durante a noite e poderá se estender pelos próximos dias, até que haja uma resposta do órgão responsável às reivindicações apresentadas pelo grupo.
Procurado pela reportagem, o DNIT ainda não se pronunciou sobre a manifestação.
Fonte: G1 Santarém e Região.





















