No Pará, ficaram retidas na malha fina 20.999 declarações de imposto de renda. De acordo com os números da Receita Federal, mais de 680 mil declarações foram emitidas de março a setembro de 2020.
Entre os contribuintes que caíram na malha fina, 15.705 tem imposto a restituir, 4.635 tem imposto a pagar e 659 tem saldo zero.
No Brasil, a Receita Federal recebeu mais de 33 milhões declarações do IRPF 2020. Destas, 910 mil caíram na malha, ou seja 2,74% do total de documentos entregues.
Quem apresentou a declaração e aguarda receber restituição, deve consultar o Extrato do Processamento. Lá é possível saber se está tudo correto com a Declaração apresentada, ou se há alguma pendência, como por exemplo, se a declaração foi retida na malha fina.
Pra quem apresentou pendências, há três opções:
- a) Corrigir a Declaração apresentada, sem qualquer multa ou penalidade, por meio de Declaração retificadora, se houver erros no que foi declarado à Receita Federal. Essa correção não será possível depois que o contribuinte for intimado ou notificado;
- b) Aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato;
- c) Apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato.
Por G1 PA — Belém