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O “Novo Plano Nacional de Educação” foi um dos temas discutidos durante a “5ª Conferência Municipal de Educação de Altamira

Foto: Ascom/PMA
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Foi no auditório do Cardoso Espaço Gourmet, nos dias 08 e 09 de novembro, que o Conselho Municipal de Educação (CME), o Fórum Municipal de Educação (FOMEA) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveram a 5ª Conferência Municipal de Educação, etapa que antecede a Conferência Nacional de Educação (CONAE). O evento é mais uma oportunidade de se pensar na reconstrução da educação e um importante momento de reflexão conjunta, objetivando propor ideias que ajudem a transformar a educação.

Mônica Brito faz parte do Fomea e comentou sobre “estarmos com a disposição de nos colocarmos na sociedade e fazer um diálogo sobre as políticas de educação, colocar nossa voz nos cenários que definem as políticas educacionais, representando não somente as mulheres negras, mas também toda a diversidade”.

Foto: Ascom/PMA

Com a participação democrática de todos que possam contribuir para essa melhoria, a 5ª COMUE é o momento para olhar o que os setores municipais da educação estão fazendo e em que é possível avançar e colaborar para melhorar o ensino no país.

Odair de Oliveira estava representando a 10ª URE, e falou sobre a felicidade em participar da conferência de educação. “É de suma importância a participação de todos e sabemos da dificuldade grande. Mas, podermos ir para Belém e levar nossas propostas e nossas ideias, isso é muito importante e temos que lutar pelo direito de todos e pela inclusão e ainda, a valorização dos servidores. Nós do ensino médio tivemos mais de 90% de frequência na prova do SAEB, nas áreas urbana e rural, e com certeza vamos melhorar o IDEB e com essa conferência e as políticas públicas, lutar por uma educação de qualidade”, ressalta.

A conferência deste ano tem como tema o ‘Plano Nacional de Educação: Política de Estado para garantia da Educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável’, e que conta com a participação da sociedade civil organizada na avaliação e na redefinição das políticas educacionais em curso.

“Estamos aqui hoje para elaborar e estudar o plano nacional de educação, e criar propostas dentro dessa conferência municipal. Nós estamos aqui para levar a pauta da inclusão enquanto Associação TEA’s do Xingu, e trazer para dentro desse plano nacional, propostas baseadas em leis vigentes que transformem, de fato, a educação durante esses 10 anos, em uma educação inclusiva para pessoas com deficiência”, ressalta Allana Trzeciak, presidente da Associação TEA’s do Xingu, que representa as famílias das pessoas que têm o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista.

A palestra de abertura ficou por conta da professora e mestra na UEPA, Glória Maria Farias da Rocha, e veio diretamente de Belém. Ao final da programação dos dois dias, após a leitura e aprovação do regimento, foi feita a apresentação e validação do Plano Municipal de Educação (PME) feito por grupos distintos separados por eixos temáticos, e por fim, com a discussão e aprovação dos Eixos, a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual.

Por Stefany Bragança (Ascom PMA)

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