Pará é o estado que menos recicla no Brasil

Continua após a publicidade

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Pará é o estado que menos recicla lixo: apenas 0,48% é aproveitado. Em Belém, de acordo com o estudo da Abrelpe, o índice é ainda mais baixo: 0,45%, bem menor que a média nacional que é de 3%.

Para tentar otimizar esses números, a CocaVip tem incentivado moradores do distrito a fazer a doação de materiais recicláveis em troca de mudas de plantas, por meio do projeto Colete e Plante.

“A gente elaborou o projeto no sentido de dialogar e fazer com que a educação ambiental pudesse trazer resultado e ter esse feedback com a comunidade, pra que a pessoa possa tirar o seu material em casa, e como recompensa entregamos uma plantinha”, relata Afonso Pereira, voluntário CocaVip.

Há 10 meses a cooperativa criou uma horta, que conta com 45 espécies de plantas, entre ornamentais, aromáticas e medicinais. Desde quando o projeto começou, as doações de materiais só aumentaram. Mais de duas mil mudas já foram entregues. “As pessoas estão vindo muito. A gente tem recebido bastante pessoas que têm se fidelizado com a gente”, diz Afonso.

Fonte: G1 Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *