Menu

PF investiga suspeita de fraudes em licitação entre empresa e prefeitura de Maracanã

Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em casas e pousada em Belém e Salinópolis. Celulares, computador, tablet e documentos foram apreendidos.

Continua após a publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (7) a operação ‘Influência’, que investiga a suspeita de crimes licitatórios no município de Maracanã, nordeste paraense.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Belém e um em Salinópolis, e apreendidos dois celulares, um computador, um tablet e documentos que serão analisados.

Segundo a PF, os mandados foram cumpridos na casa da prefeita da época, na residência da dona da empresa investigada e em uma casa e na pousada do então secretário municipal de saúde. Não houve prisões.

Polícia cumpriu mandados de busca e apreensão no Pará  — Foto: PF/Divulgação
Polícia cumpriu mandados de busca e apreensão no Pará — Foto: PF/Divulgação

De acordo com a PF, a Prefeitura de Maracanã contratou sem licitação, em janeiro de 2019, uma empresa recém-constituída e que nunca havia participado de outros processos licitatórios para a prestação de serviços de consultoria e capacitação em áreas de educação e saúde.

O contrato da empresa com a prefeitura previa palestras para 30 pessoas, mas a média de participantes girava em torno de 18 pessoas.

Segundo a PF, também era utilizado documento ideológico falso para comprovação de gastos na prestação do serviço. Além disso, parte dos termos do contrato não foram executados como previsto.

As investigações iniciaram em janeiro de 2020, a partir de suspeitas de fraudes na contratação dos serviços. Na apuração do caso, a polícia identificou superfaturamento de preço, mediante a contratação com superdimensionamento de objeto.

O caso continua em investigação. Em caso de comprovação dos crimes, a pena por fraude a licitações pode chegar a cinco anos de detenção.

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão no Pará nesta terça-feira — Foto: PF/Reprodução
Polícia cumpre mandados de busca e apreensão no Pará nesta terça-feira — Foto: PF/Reprodução

Fonte: G1 PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.