Menu

Projeto Contos Encantados leva a magia da Folia de Reis à região da Transamazônica

Medicilândia, Altamira, Uruará e Pacajá serão beneficiadas pelo projeto; Iniciativa terá espetáculos teatrais, dança circense aérea, coral e orquestra instrumental

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

A região da Transamazônica se prepara para embarcar em uma jornada mágica e fascinante com o projeto “Contos Encantados”. A iniciativa ocorrerá entre os meses de julho e agosto deste ano, e tem como intuito narrar, de forma lúdica, a origem e as comemorações da tradicional Folia de Reis ou Encontro de Reisados, festa folclórica popular celebrada em todo Brasil, que comemora o nascimento do menino Jesus e rememora a visita dos três reis magos a Belém.

O projeto será realizado em quatro cidades da região: Medicilândia (15 e 16/07), Altamira (22 e 23/07), Uruará (29 e 30/07) e Pacajá (05 e 06/08). Cada município receberá, por dois dias, apresentações culturais, como espetáculos teatrais, dança circense aérea, coral e orquestra instrumental. A ação terá entrada gratuita e pretende envolver a comunidade local proporcionando momentos de magia e alegria para pessoas de todas as idades.

De acordo com Olivio Rafael, produtor do projeto, além de incentivar a cultura, a proposta é promover a participação ativa da comunidade. “O Encontro de Reisados é uma tradição que atravessa gerações, carregando consigo uma riqueza cultural e espiritual ímpar. E é exatamente essa essência que queremos apresentar e transmitir ao público paraense de todas as idades. Sem dúvidas, será um momento especial para celebrarmos a cultura, a tradição e a magia dessa festa”, afirma.

Programação

As quatro cidades beneficiadas com o projeto receberão a mesma programação cultural, que contará com a participação da Orquestra Xingu, Coral Vozes do Xingu, o espetáculo circense “Reisado Aéreo” e os Contos Encantados com Mickey Mouse. As apresentações iniciarão sempre a partir das 18h.

Orquestra Xingu / Foto: Divulgação

A Orquestra Xingu é reconhecida por sua capacidade de unir diferentes estilos musicais, unindo o clássico com o popular. Com um repertório diversificado, que abrange desde músicas tradicionais até sucessos contemporâneos, a orquestra encantará o público com suas performances cativantes e envolventes.

O Coral Vozes do Xingu, por sua vez, se apresentará interpretando canções tradicionais da folia de reis, transmitindo toda a essência e espiritualidade dessa celebração folclórica tão significativa.

Companhia de Circo Nós Tantos / Foto: Divulgação

A Companhia de Circo Nós Tantos é conhecida por suas performances criativas e inovadoras, e o “Reisado Aéreo” é um exemplo fascinante desse talento. Por meio de coreografias e movimentos acrobáticos, o grupo traz uma abordagem única para as tradições da Folia de Reis. Os artistas combinam as acrobacias aéreas com as características típicas do Reisado, proporcionando uma experiência visualmente deslumbrante.

Oficina de audiovisual em Altamira – Além das apresentações culturais, a iniciativa promoverá, de 03 a 07/07 e de 10 a 14/07, uma oficina de audiovisual em Altamira, com aulas básicas de filmagem e edição em aparelhos de celular. O objetivo é estimular o interesse pela produção audiovisual e democratizar o acesso a ferramentas de criação, permitindo que os participantes explorem sua própria criatividade, possibilitando maior inclusão na prática artística da montagem e edição de vídeos rápidos.

Ao final da oficina, um curta-metragem será produzido utilizando as criações dos alunos. O vídeo terá como tema a “Preservação do Amanhã”, e será exibido nos telões do palco durante as apresentações culturais, em todas as quatro cidades beneficiadas pelo projeto. Os alunos receberão, ao término do curso, um certificado de participação.

O Contos encantados é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Equatorial Energia. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, com produção da OMF, e conta com o apoio das prefeituras das quatro cidades abrangidas.

Texto: Karine Sued de Oliveira – Assessora de imprensa do Projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.