Menu

Sespa registra redução do número de mortes por meningite

Continua após a publicidade

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou dados sobre a Menigite nesta terça-feira, 23. De acordo com a secretaria, O número de mortes por meningite no Pará caiu de 14 para 8, em uma comparação entre o primeiro quadrimestre de 2018 e 2019.

O levantamento é feito em cada 100 mil habitantes e também aponta queda de 107 para 100 nos casos confirmados da doença, é referente aos números registrados no período de 1º de janeiro a 13 de abril do ano passado e deste ano.

A meningite acomete as membranas do sistema nervoso central, chamadas de meninges. Pode ser causada por agentes infecciosos (fungos, bactérias e vírus) e por traumatismo. As de origem infecciosa são de especial importância para a saúde pública, principalmente as causadas pelas bactérias meningococo (Neisseria meningitidis), Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e Mycobacterium tuberculosis. Portanto, todos os casos suspeitos devem ser notificados e investigados.

Transmissão

A doença é transmitida por meio do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes, sendo fundamental o contato íntimo, ou seja, quando o indivíduo reside na mesma casa ou compartilha a mesma sala de aula de escola ou dormitório de creche, asilo, alojamentos ou quartéis, e outros pontos de convívio social em que pode haver contato próximo e prolongado com outras pessoas ou pessoa diretamente exposta às secreções do paciente. O período de incubação é, em média, de dois a dez dias.

Outros dados

De acordo com a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), de 1º de janeiro a 13 de abril de 2019, foram notificados 381 casos suspeitos de meningite, dos quais 100 (26,24%) foram confirmados. Destes, 26 foram de meningite bacteriana, 16 casos de meningite não especificada, 7 de meningite tuberculosa, 24 casos de meningite viral, 8 de meningite por outras etiologias, 2 casos de meningite pneumocócica, 1 por meningite por Haemophilus influenzae e 16 casos de doença meningocócica, que é a forma mais grave da doença.

Os municípios com registro de casos da doença meningocócica são Belém (9), Tomé-Açu (2), Abaetetuba (1) Aurora do Pará (1), Barcarena (1), Ourém (1), Santa Bárbara (1).

Neste ano, também ocorreram 10 óbitos, sendo 1 por doença meningocócica, 3 por meningite tuberculosa, 2 por outras bactérias, 1 por meningite pneumocócica, 1 por meningite viral e 2 por outra etiologia. Dos 10 óbitos, 9 ocorreram em Belém e 1 em Curuçá.

Com informações da Agência Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.