Diante do aumento no número de casos de covid-19 no Pará, os deputados estaduais aprovaram, ontem, 3, a retomadas as sessões semipresenciais da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A partir da próxima semana, as sessões vão realizadas de forma presencial e, ao mesmo tempo por sistema remoto, para oferecer segurança aos parlamentares e aos servidores que estejam no grupo de risco.
Por meio de nota, a Alepa informou que “dentre os 41 deputados, nove são candidatos à prefeitura em Belém e outros municípios. Outros parlamentares são lideranças e estão dando apoio em suas bases eleitorais”.
Após a suspensão das atividades presenciais, as sessões retornaram no início de agosto, mas sem a presença dos deputados do grupo de risco. As sessões seguem sendo exibidas nos canais da Alepa nas redes sociais em tempo real.
Para assegurar a produtividade da Casa de Leis, as atividades legislativas continuam funcionando normalmente, com reuniões de Comissões, de Frentes Parlamentares, bem como realizando Sessões Especiais e Sessões Solenes.
Casos
Desde o início da pandemia, em março, vários parlamentares testaram positivo para a covid-19. Entre os nomes estão o de Renilce Nicodemos (MDB), Toni Cunha (PTB), Doutor Daniel (MDB), Raimundo Santos (Patriota), Professora Nilse (Republicanos), entre outros. Recentemente, a deputada estadual Dilvanda Faro (PT) estava hospitalizada tratando a doença.