Search
Close this search box.

Vagas temporárias exigem currículo diferenciado

Especialista em administração dá dicas de como chamar atenção do recrutador

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

Anualmente, o mercado de trabalho costuma abrir muitas vagas temporárias, especialmente no comércio, por conta de datas que intensificam as vendas, como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal. Com o avanço do desemprego e da informalidade, os trabalhos temporários são uma chance para os desempregados voltarem ao mercado e adquirem uma renda extra.

De acordo com a diretora da Universidade da Amazônia (Unama) em Castanhal, Ana Sabrina Favacho, que é mestre em administração e especialista em auditoria de empresas, neste ano, mesmo com o cenário pandêmico, será possível ver esse comportamento mais uma vez. Ela diz que o mercado já começa a demonstrar melhorias do impacto da pandemia da covid-19 e se desenha com novas oportunidades de trabalho. Quem quiser uma dessas vagas de fim de ano, segundo Ana Sabrina, deve focar em elaborar um currículo interessante e iniciar sua busca pela oportunidade perfeita, na qual ela se sente apta a exercer.

O currículo para vagas temporárias, assim como o “normal”, deve destacar as qualidades e aptidões do trabalhador – esses aspectos são importantes para apresentar um bom currículo, segundo a especialista. “Foi necessário mostrar uma adaptabilidade para continuarmos interagindo com o mundo de trabalho. O que mais chama a atenção de um recrutador no profissional que busca um trabalho temporário é a aptidão, a proatividade, o interesse, o dinamismo e a versatilidade”, ressalta.

Como a maioria das vagas temporárias é para a área do comércio, a diretora da Unama ainda afirma que é importante listar habilidades e competências mais relacionadas com as vendas. “Pensando nisso, eu destacaria habilidades voltadas para este setor, tais como: ter o olhar atento a ajudar o cliente; ser flexível e criativo; conhecer bem o produto; entre outras”, aponta Ana. Caso a vaga não seja para este segmento, o currículo deve refletir o interesse do trabalhador na oportunidade pretendida.

Especialistas da área de recrutamento têm destacado que, com o crescimento do comércio eletrônico em função da pandemia, qualificações relacionadas a tecnologia, e-commerce e atendimento virtual devem ser priorizadas no currículo. As informações relacionadas à flexibilidade profissional também devem ser ressaltadas pelo candidato, já que ele deve apresentar disponibilidade para o trabalho.

“Com os avanços que tivemos na pandemia, como o uso mais contínuo de ferramentas tecnológicas e a flexibilidade de trabalho, é importante também destacar esses novos aspectos no currículo. Como já mencionado anteriormente, destacar essas competências torna você um potencial candidato à vaga pretendida. Lembrando que manter-se atualizado é também fator que fará a diferença”, orienta a mestre em administração Ana Sabrina Favacho.

Confira algumas dicas da especialista para montar um currículo para vagas temporárias:

1.    Ser sucinto nas suas informações pessoais
2.    Descrever sua formação
3.    Fazer um breve resumo das principais qualificações
4.    Destacar suas experiências profissionais
5.    Destacar cursos e atividades extras
6.    Usar foto somente se for solicitado ou exigido
7.    Evitar imagens e gráficos
8.    Zelar pela escrita no currículo
9.    Formar uma estrutura simples, clara e objetiva

Fonte: O Liberal

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *