A Polícia Federal de Altamira realizou, na noite desta quarta-feira (18 setembro), a quinta fase da Operação “Madeira na Noite”, no interior do município de Senador José Porfírio, região sudoeste paraense. A ação, em parceria com o IBAMA, teve como foco áreas de desmatamento ilegal dentro da Reserva Extrativista Virola Jatobá e da Floresta Nacional (Flona), ambas protegidas por lei.
Mais de 20 agentes, incluindo policiais federais e servidores do IBAMA, participaram da operação, adentrando a mata fechada durante a noite para impedir o desmatamento e transporte ilegal de madeira.
A suspeita é de que os criminosos estariam usando o período noturno para burlar a fiscalização e transportar a madeira extraída ilegalmente. Durante a ação, foram localizados três tratores e quatro caminhões, usados na extração ilegal. Os veículos foram inutilizados pelas equipes no local, em uma tentativa de desarticular a logística do crime ambiental.
Foto: Divulgação/PF
O desmatamento descontrolado em áreas protegidas causa danos irreversíveis ao ecossistema amazônico, ameaçando não apenas a biodiversidade, mas também os recursos naturais essenciais à sobrevivência de diversas espécies de fauna e flora. A Amazônia abriga um dos ecossistemas mais ricos do planeta, e a exploração predatória compromete sua integridade e aumenta o risco de extinção de várias espécies.
Na região central do Pará, crimes ambientais são recorrentes, e a Polícia Federal tem intensificado suas operações para combater essas práticas ilegais.
Com a colaboração de órgãos ambientais, como o IBAMA, o objetivo é não apenas coibir a extração ilegal de madeira, mas também preservar o meio ambiente e garantir que as áreas protegidas continuem desempenhando seu papel vital na manutenção do equilíbrio ecológico global.
A Voz do Xingu (com informações do Setor de Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira)