Search
Close this search box.

Altamira ganha posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Unidade em Altamira é credenciada ao Sistema Campo Limpo e atenderá sete munícipios da região

Continua após a publicidade

O município de Altamira (PA) conta com um novo posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas credenciado ao Sistema Campo Limpo, que tem como entidade gestora o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). A unidade, inaugurada nesta quarta-feira (21), atenderá sete municípios da região e terá capacidade inicial de receber 80 toneladas de embalagens por ano.

Com esse posto, o Pará passa a ter seis unidades de recebimento ligadas ao Sistema, sendo uma central e cinco postos de recebimento. Além de Altamira, o novo posto atenderá os municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Placas, Senador José Porfírio e Uruará. A unidade será gerida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários de Altamira e Região Transamazônica (ACIART) e está localizada na Estrada da Cachoeirinha, Km 04, Lote 70.

“Esse posto vem atender uma importante região do Estado, onde predomina a produção de cacau e a pecuária.  Os agricultores terão essa unidade à disposição, a fim de que a destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas seja realizada de forma ambientalmente correta”, destaca Ana Telma Soares, Coordenadora Regional de Operações do inpEV.

Os postos de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas são unidades com área mínima de 80 m2, geridas por associações ou cooperativas ligadas ao Sistema Campo Limpo. São responsáveis pelo recebimento de embalagens lavadas e não lavadas; inspeção e classificação das embalagens entre lavadas e não lavadas; emissão de recibo confirmando a entrega das embalagens pelos agricultores; e encaminhamento das embalagens às centrais de recebimento.

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802 e seu decreto regulamentador 4.074/02, alterado em 27 de outubro de 2021 pelo Decreto 10.833/2021. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 160 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *