Curso de manejo de açaí de terra firme reúne produtores e técnicos da região do Xingu

Continua após a publicidade

A Embrapa realiza nesta quarta-feira (29) o curso presencial sobre o manejo da cultura do açaizeiro para Terra firme. O curso, que reúne produtores e técnicos, vai abordar todas as etapas para implantação e manejo dos plantios de açaí em terra firme (mudas, variedades, adubação, irrigação, podas, entre outros).

O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma palmeira nativa das áreas de várzea da Amazônia e seu fruto é base da alimentação da população da região Norte. Rico em antocianinas e com alto valor energético, o açaí tornou-se matéria-prima de inúmeros produtos consumidos dentro e fora do Brasil.

O Brasil produziu em 2020 aproximadamente um milhão e 700 mil toneladas de frutos nas áreas de várzea (manejo de açaizais nativos) e em terra firme (plantio), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado do Pará é o maior produtor nacional com cerca de um milhão e 540 mil toneladas.

Em torno de 90% da produção estadual ainda vem das áreas de várzea, porém com o aumento do interesse de mercado no fruto, o plantio em terra firme vem crescendo em todo o país.

O curso acontece pela parte da manhã no campo experimental da Embrapa e à tarde, de 14h as 17h, na propriedade Belo Horizonte, BR 230 km 15, sentido Altamira-Brasil Novo. É o terceiro curso presencial para a ampliação do cultivo do açaí no Pará realizado pelo programa Bioeconomia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Embrapa.

Fonte: Ascom da Embrapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido.