Search
Close this search box.

Esquema preventivo de combate às manchas de óleo na costa atlântica é montado no Pará

Continua após a publicidade

Segundo informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), não foram confirmadas, na região costeira do Pará, manchas de óleo que sejam relacionadas ao incidente registrado no nordeste do Brasil.

Nesta semana, representantes da Semas, Corpo de Bombeiros do Pará e Defesa Civil Estadual realizaram a primeira reunião de alinhamento de informações sobre o assunto, para traçar estratégias preventivas diante de um possível avanço de manchas de óleo. Biólogos fazem parte do monitoramento e estudo sobre o tema.

Áreas que mais recebem visita de animais marinhos e os cuidados que devem ser tomados com a fauna e a flora em caso de um possível contato com o óleo, foram avaliados em reunião entre os órgãos.

Os representantes dos órgãos envolvidos definiram também que os trabalhos começariam pelas cidades de Viseu e Augusto Corrêa, pela proximidade dos municípios com o Maranhão, estado já atingido pelas manchas de óleo. Em seguida, as ações seguiriam para Bragança, Vigia, São Caetano e Colares.

Vistoria

A partir desta segunda-feira, 21, a Semas deve iniciar a elaboração de um calendário de vistorias técnicas nas áreas costeiras do Pará. As equipes vão avaliar a situação das localidades para que, caso seja necessário, sejam tomadas novas ações, em um segundo momento.

O Corpo de Bombeiros pede que, caso a população encontre manchas de óleo no mar ou em praias, ou animais atingidos, entre em contato com a Semas pelos telefones: (91) 3184-3362/3300/3330.

Com informações do Corpo de Bombeiros

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *