O Governo do Pará realizou nesta quarta-feira (27) mais um ato de certificação do Programa Qualifica Pará, na agenda de trabalho em Altamira, no oeste paraense. A certificação contemplou 69 alunos, residentes nos municípios de Altamira e Brasil Novo, concluintes dos cursos de mecânica de moto, confeitaria básica e habilidade em salão de beleza.
“O Programa Qualifica Pará é uma oportunidade dada pelo governo do Estado em todos os municípios para formar mão de obra. Tem muita gente desempregada que precisa de uma oportunidade de qualificação para poder, com seu talento, garantir renda, abrir um pequeno negócio e uma oportunidade de emprego. Parabéns a todos os alunos que estão recebendo hoje seus certificados. Nós já estaremos abrindo novas turmas para mais formação profissional, para qualificar mais gente em nosso Estado”, destacou o chefe do Executivo.
Trabalho – O “Qualifica Pará” é um programa de qualificação profissional que incentiva a inserção e reinserção no mercado de trabalho, em especial da população com baixa escolaridade ou em situação de vulnerabilidade social. O programa é fruto de um dos maiores investimentos em qualificação profissional feitos pelo Estado. São aproximadamente R$ 60 milhões para a formação de 1.452 turmas, nos 144 municípios paraenses. A coordenação é da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
“Nós estivemos na semana passada em Santarém, no Baixo Amazonas; anteontem em Curralinho, no Marajó, e hoje em Altamira, na Região do Xingu. São 45 cursos oferecidos pelo programa, com uma procura muito grande. Até o fim do ano serão quase 60 mil pessoas qualificadas”, anunciou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.
“Essa parceria com o governo do Estado tem sido importante para o desenvolvimento de Altamira. Nós estamos entregando obras na área da saúde, infraestrutura, serviços de asfaltamento. Pessoas foram beneficiadas pelo ‘Qualifica Pará’ e ‘Sua Casa”, importante para o desenvolvimento, mas também uma importância econômica que aquece o comércio local e a mão de obra”, disse o prefeito de Altamira, Claudomiro Silva.
Fonte: Agência Pará