Menu

Prepare a sombrinha! Chuva ainda não dará trégua

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

O final de janeiro e o início de fevereiro em Belém devem permanecer chuvosos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet).

O volume de chuva esperado para este mês está dentro da normalidade e deve continuar assim, com intensidade fraca,mas frequente.

No entanto, como é esperado, as chuvas têm afetado o Estado de forma diferente. “Enquanto nas chuvas do último domingo (26) e segunda-feira (27), quando amanheceu chovendo na capital, o volume tenha chegado a cerca de 15 mm, em outros municípios como Paragominas e Rondon do Pará, por exemplo, esse volume chegou a 87 mm e 103, respectivamente”, informou o coordenador do Inmet Região Norte, José Raimundo Sousa.

Ele comparou o período chuvoso experimentado pelos moradores de Belém este ano, com o de tempos anteriores.

“Esse tipo de chuva, de pouca intensidade, mas frequente, foi muito comum na cidade durante a década de 1970”, diz.

A intensidade maior em termos de volume, segundo o coordenador, ficará em outras regiões do estado.

“A previsão de chuvas com tempestades não está passando por Belém, está mais para o litoral, com instabilidades maiores, também no sul e sudeste do Estado”, afirma.

Nesta terça-feira (28), a previsão do Inmet é a de que o dia amanheça sem chuvas, mas encoberto, com chuva a tarde e voltando a ficar encoberto à noite. Já a temperatura mínima deve ficar em torno de 25° C e a máxima 28° C.

“As temperaturas estão mais baixas mesmo. Na segunda-feira (27) pela manhã, a mínima estava em 25,6° C perto das 10h da manhã, o que não é muito comum, já que as mínimas costumam ficar em 23° C e 24° C, mas no início das manhãs”, explica o coordenador.

MARÉS

Para esta terça-feira também estão previstas pelo menos duas marés altas. A primeira ocorreu ainda durante a madrugada, quando a maré alcançou, por volta das 2h, cerca de 3,2 metros.

A próxima deve ocorrer por volta das 14h30 quando a maré deve subir 3,1 metros. Vale destacar que os riscos são considerados altos para índices de marés a partir de 3 metros quando coincidentes com chuvas fortes e altíssimos para marés a partir de 3,5 metros.

A previsão é de que, até este dia 29, a maré alta possa ocasionar alagamentos nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e demais ilhas.

Fonte: DOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.