Search
Close this search box.

Região Xingu fica sem leitos de UTI disponíveis para Covid-19; Sespa diz que não há fila de espera

Continua após a publicidade

A região Xingu, que inclui nove municípios do Pará, está com 100% dos 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. A taxa dos leitos clínicos é de 66,7%, segundo a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa).

As cidades contam com apenas um hospital que possui leito de UTI, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira. Outros dois hospitais reforçam com os leitos clínicos, que totalizam 45 unidades: o Hospital Geral de Altamira São Rafael e o Hospital Santo Agostinho.

Mesmo com a situação, a Sespa afirma que não há fila de espera para pacientes na região e que a marca de 100% de ocupação de UTIs foi atingida neste domingo (14). Ainda segundo a Sespa, “até o momento não houve necessidade de transferência de pacientes”.

Cidades que fazem parte da região Xingu: Altamira – Anapu – Brasil Novo – Medicilândia – Pacajá – Porto de Moz – Senador José Porfírio – Uruará e Vitória do Xingu

Questionada pela reportagem se há previsão de abertura de leitos no HRPT, a Sespa disse que “está diariamente avaliando a situação epidemiológica da Covid-19 no estado, bem como a estrutura de leitos em cada região”. Disse ainda que “nesta segunda-feira (15) serão avaliadas novas medidas para conter o avanço da doença e garantir assistência à população”.

G1 PA — Belém

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *