Marcilene da Silva, de 22 anos, acabou dando à luz, em uma calçada, em frente a um antigo hospital que está desativado, em Altamira, no sudoeste do Pará. O parto aconteceu na manhã deste último domingo, 02 de fevereiro, e contou com apoio de uma médica que passava pelo local.
O esposo da mulher, que tinha ganhado uma criança naquele hospital há cerca de 3 anos, acabou levando a senhora para aquele hospital, que está desativado há 2 anos. Ele alegou que não sabia que o hospital agora funciona em outro local no município.
Após o trabalho de parto, a senhora e a criança, que é uma menina, foram conduzidas por Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para o Hospital Geral de Altamira, onde permanecem internadas e devem ter alta nesta segunda, 03. As duas passam bem.
No local do antigo hospital municipal, hoje deveria existir um hospital Materno-Infantil, conforme as condicionantes de Belo Monte, mas ele nunca foi construído. Segundo a vereadora e enfermeira Socorro do Carmo, isso é um descaso com a população de Altamira. “Tem R$ 12 milhões com a Norte Energia à disposição, só falta o Governo Municipal ter essa preocupação com as mulheres”, desabafou a vereadora nas redes socais.
Por: Wilson Soares / Valéria Furlan – A Voz do Xingu