Santarém, no oeste do Pará, passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro com mais sete municípios paraenses por meio de cadastros novos ou atualizações no sistema do Ministério do Turismo (Mtur). Com a adesão, já são 30 municípios, de todas as 14 Regiões Turísticas do Pará, integrando o Mapa do Turismo Brasileiro.
A adesão ao mapa indica que o município está organizado em relação ao turismo, e , apto a uma série de vantagens para o desenvolvimento de políticas públicas e estímulo às áreas de infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas.
Conhecida como a ‘A Pérola do Tapajós’, Santarém é visitada por cerca de 25% dos turistas do Pará, que buscam sol, floresta, praias fluviais, sabores e manifestações culturais, se constituindo em uma das principais rotas turísticas paraenses. O município também é destino de cruzeiros internacionais, e recebe uma média de 30 navios por ano.
Entre 2021 e 2022, o distrito de Alter do Chão, a praia mais conhecida do município, foi escolhida pelo Prêmio UPIS como o melhor destino turístico do Brasil, e em 2009 pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais linda de água doce do mundo. Um dos momentos em que a vila é mais visitada é durante a festa do Sairé, com o festival dos botos, realizada em setembro.
Santarém oferece ainda uma rica gastronomia, casarões coloniais e um museu que abriga grande acervo da cerâmica tapajônica. É a terra onde nasceu o maestro Wilson Dias da Fonseca (Maestro Isoca) e onde cresceu e estudou o violonista Sebastião Tapajós, dois grandes representantes da cultura paraense.
Junto com Santarém, também passaram a integrar o Mapa recentemente os municípios de Belém e Marituba, na Região Turística Belém; Abaetetuba, na Região Turística Tocantins; Redenção e Conceição do Araguaia, na Região Turística Araguaia; São Geraldo do Araguaia, na Região Turística Carajás, e Jacareacanga, na Região Turística Alto Tapajós.
Fonte: G1 Santarém