A Vigilância Sanitária de Vitória do Xingu, apreendeu na manhã desta quinta-feira, 16, cerca de 32 quilos de camarão que estava vindo de Santana, no Amapá, para ser comercializado na região do Xingu.
A fiscalização e apreensão aconteceu no porto de Vitória do Xingu e logo em seguida já foi incinerado no aterro sanitário do município.
As fiscalizações rigorosas que estão acontecendo no Porto Hidroviário de Vitória do Xingu, visam coibir a entrada de pescado vindo do Baixo Amazonas, por causa da doença de Haff, mais conhecida como Doença da Urina Preta. A doença, que deixa a urina com coloração escura, provoca dores musculares, falta de ar e insuficiência renal, entre duas a 24 horas após consumir peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão).
Seis casos suspeitos da Doença de Haff são investigados no Pará. A maioria deles têm se concentrado na região do baixo Amazonas, que encontra-se no período de estiagem, quando há a redução do volume na renovação da água nos ambientes naturais permitindo a proliferação de algas, o que pode ter propiciado a aparição da toxina.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu (Com informações da TV Vitória – Record TV).