Começa nesta quarta-feira (26) e se estende até sexta (28), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, o XXVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil. Com atividades presenciais, o evento objetiva promover a discussão em todos os campos da pesquisa e inovação na área de plantas medicinais, produtos naturais e medicamentos fitoterápicos através de conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos.
Evento bienal organizado pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) em parceria com instituições de pesquisa do Brasil, como a Fundação Oswaldo Cruz, o Simpósio tem como tema “Plantas Medicinais: Integrando conhecimento tradicional e científico”.
A cerimônia de abertura será realizada a partir das 18 horas do dia 26, no Auditório da Unidade Tapajós, na Rua Vera Paz, bairro do Salé. A conferência magna será ministrada pelo professor doutor Norberto Peporine Lopes, do Núcleo de Pesquisa em Produtos Naturais e Sintéticos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).
Na quinta-feira (27), haverá quatro mesas-redondas, com os temas:
- “Conhecimento tradicional e científico”;
- “Plantas medicinais da Amazônia e Caatinga com ação no sistema nervoso central”;
- “Plantas aromáticas”; e
- “Chás de plantas medicinais: riscos e benefícios”.
Também serão realizadas as conferências “Prospecção e priorização de plantas medicinais para o desenvolvimento da cadeia de fitoterápicos da Amazônia”, com a pesquisadora Nadja Lepsch Cunha, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); e “Divulgação científica e fake news na área de plantas medicinais”, com o professor doutor Leopoldo Baratto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Um dos destaques da programação será a mesa-redonda “Cannabis sativa e canabinoides como estratégia terapêutica para o tratamento de doenças neurodegenerativa”, que será mediada pelo professor doutor Jackson Almeida, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mesa-redonda será realizada na sexta-feira (28), das 8h30 às 11 horas, no Auditório da Unidade Tapajós.
Fonte: G1 Santarém