A meta é imunizar 4.228 indígenas de todas as aldeias da região. Este mês de vacinação é uma estratégia da organização Pan-Americana de Saúde em parceria com o ministério da saúde, tendo como objetivo principal o fortalecimento das ações de imunização e da vigilância epidemiológica, com aumento da cobertura vacinal em áreas de difícil acesso. “Na população indígena tem todas as classes, por isso a necessidade desses povos serem vacinados assim, na totalidade”, explicou João Caramuru, coordenador do Dsei.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito. A ação abrange indígenas residentes em 6 municípios: Altamira, Vitória Do Xingu, Senador José Porfirio, São Félix Do Xingu, Anapu E Porto De Moz.
A abertura da campanha aconteceu na casa do índio em Altamira. Palestras sobre a importância da vacinação foram apresentadas para o público presente. Além da vacina contra a gripe outras foram distribuídas. O representante do povo Xikrin reconhece a importância da imunização. “O nosso povo tem a baixa imunidade então a importância da gente cumprir o calendário vacinal certinho”, explicou Beppry Xikrin.
A campanha vai até o dia 31 de maio. No próximo dia 04 será o ‘Dia D’. Quando a equipe de médicos e técnicos vai até as aldeias distantes para atender todos os indígenas. “esperamos alcançar além dessa meta porque não estamos indo apenas com essa vacina”, declarou a médica Maryane Saraiva.
Site Confirma Notícia