O Coronel de Infantaria, Glauco Corbari Corrêa, passou oficialmente na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, o comando do 51º Batalhão de Infantaria de Selva – (51º BIS), para o Tenente Coronel Alexandre Baretta. A cerimônia de passagem de comando contou com a presença do General da 23ª Brigada, Carlos Henrique Teche, do prefeito de Altamira, Domingos Juvenil, do vice-prefeito, Joel Mendes, do presidente da Câmara de Vereadores Dr. Loredan Mello, além de várias outras autoridades civis e militares.
Corbari permaneceu por quase dois anos à frente da Instituição (de 19 de janeiro 2018 a 22 de novembro de 2019), e seu carisma e popularidade junto à sociedade puderam ser conferidos através de várias lembranças que foram entregues a ele durante a cerimônia. Dezenas de pessoas acompanharam a formatura através de duas tendas que foram montadas ao lado do pavilhão. Em suas palavras, ele agradeceu, chegou a se emocionar e a lembrar do apoio da família e de todos que fazem o Batalhão. “O que foi construído, não foi construído sozinho, foi construído com apoio de todos os militares do 51º BIS. A sua maioria filho da terra, filho de Altamira, e principalmente com a sociedade altamirense. Nós e a sociedade somos uma coisa só. Isso foi o intuito desde o primeiro dia do meu comando, no dia 19 de janeiro do ano passado, que era fazer essa perfeita integração para que os objetivos comuns do Exército aqui representados pelo 51º BIS, e que os objetivos da sociedade altamirense fossem plenamente atingidos. Procurei fazer com a minha experiência para que de fato isso realizasse. Então a palavra de hoje é só agradecimento e também a palavra de boas-vindas, aqueles que chegam como o Coronel Baretta, sua esposa e suas filhas”, frisou Corbari, durante a coletiva de imprensa.
Durante a solenidade, o General Teche destacou as atividades que foram desenvolvidas no período em que o Coronel Corbari esteve à frente da Instituição. “Cabe-me, portanto a recolher a excelência do seu trabalho à frente do 51º Batalhão de Infantaria de Selva. Agradeço pela sua valiosa e eficiente colaboração à maior e mais poderosa Brigada da Amazônia. Afirmo o privilégio de tê-lo como comandante de uma das Organizações Militares que compõem essa Brigada – força de emprego e estratégico do Exército Brasileiro, congratulando fotos de pleno êxito em sua nova missão na República da Colômbia. Tê-lo como comandante subordinado foi uma honra e uma alegria que o Senhor dos Exércitos continue abençoando sua vida profissional e pessoal”, disse o General, durante seu discurso.
Alexandre Baretta, que assume o comando do Batalhão, já serviu no 51º BIS, nos anos de 2002 a 2005, onde chegou como tenente e foi promovido na época a capitão, e agora foi nomeado pelo comandante do Exército para comandar o Batalhão Sentinela do Xingu. “É um batalhão que já está preparado. A tropa está sempre em condições de cumprir as missões que recebemos dos escalões superiores. É um trabalho que já vem sendo feito de comandos anteriores como o do comandante Corbari. Nosso foco aqui é manter esse excelente trabalho com muito esforço e dedicação, e estamos sempre prontos para ajudar a sociedade altamirense” frisou Tenente Coronel Baretta.
A formatura de passagem de comando foi encerrada com um coquetel servido no refeitório a todos que estavam presentes.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu