Fiscais da unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), flagraram, nesta terça-feira (11), um caminhão transportando 200 fardos de açúcar, cerca de 6 mil quilos do produto, sem nota fiscal. A carga estava escondida no fundo do veículo, debaixo de um carregamento de papel higiênico, que estava devidamente acompanhado de documentos fiscais.
O flagrante foi no Posto Fiscal do km 09, município de Marabá. A carga vinha de Anápolis, Goiás, com destino a Brasil Novo. A mercadoria tem valor total de R$ 7,9 mil. Foi lavrado um Termo de Apreensão e o contribuinte foi notificado a recolher R$ 2.930 mil, referente ao imposto estadual, ICMS mais multa, pela irregularidade, que foi pago, e a mercadoria liberada.
“Esta é uma prática comum detectada pelos fiscais nas áreas de divisa. Existem contribuintes que colocam mercadorias de alto valor agregado, sem documentação, junto com outras que tem valores menores de imposto. A mercadoria sem nota fiscal é colocada, escondida, no fundo do caminhão, no meio de outra carga, para dificultar a fiscalização, o que exige um grande trabalho das equipes de plantão”, disse o coordenador da unidade Carajás, Fernando Barata.