Search
Close this search box.

9º GBM realiza simulação de emergência e combate a incêndio na Escola Burlamaqui de Miranda, em Altamira

Foto: 3º SGT FREDERICO - 9º GBM
Foto: 3º SGT FREDERICO - 9º GBM
Continua após a publicidade

Na manhã de quinta-feira (27 de março), o 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) conduziu um treinamento prático de combate a incêndio e abandono de área na Escola de Tempo Integral Burlamaqui de Miranda, localizada em Altamira. O objetivo da atividade foi avaliar os procedimentos de segurança da instituição e oferecer orientações a alunos, professores e funcionários sobre como agir em situações de emergência.

Foto: 3º SGT FREDERICO – 9º GBM

A simulação incluiu o abandono total da escola, com todos os estudantes sendo conduzidos para uma área segura previamente determinada. Este tipo de exercício é essencial para garantir que todos saibam como se comportar em casos de sinistro, minimizando riscos e potencializando a segurança de todos os envolvidos.

O protocolo de abandono de emergência é uma medida crucial para salvar vidas em situações reais de incêndio ou outras ameaças. Ensinar a comunidade escolar a agir rapidamente e de forma coordenada pode ser decisivo para evitar o pânico e controlar a situação de forma eficiente.

Em países como o Japão, essa prática é parte da rotina escolar. De acordo com dados do Ministério da Educação japonês, mais de 95% das escolas realizam ao menos dois simulados de abandono de área por ano, preparando os alunos para emergências como incêndios e terremotos. Essa rotina contribui significativamente para a baixa taxa de vítimas em ocorrências em escolas no país.

Foto: 3º SGT FREDERICO – 9º GBM

A Escola de Tempo Integral Burlamaqui de Miranda completou com êxito um ciclo importante para a segurança de sua comunidade escolar, cumprindo todos os requisitos estabelecidos:

– Aprovação do Projeto de Segurança Contra Incêndio e Emergências;

– Realização de vistoria técnica e emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);

– Capacitação da brigada de incêndio, com participação de professores e monitores;

– Treinamento de primeiros socorros para professores, conforme a Lei Lucas;

– Simulado de abandono de área em escala real, de maneira segura e organizada.

Essas etapas refletem o compromisso da escola com a construção de um ambiente mais seguro. Ao implementar ações preventivas e de preparação, a instituição reforça a importância da segurança e da resiliência, elementos fundamentais para uma comunidade escolar menos vulnerável frente a emergências.

Texto e fotos: 3º SGT FREDERICO – 9º GBM

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página