O governador Helder Barbalho assinou, nesta quarta-feira (5/11), em Altamira, a Ordem de Serviço que autoriza o início da primeira etapa das obras de ampliação e modernização do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade que atende a 10 municípios da Região de Integração do Xingu. O investimento, de R$ 39,7 milhões, será executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e deve gerar cerca de 120 empregos diretos.
“Hoje é um dia muito importante. O governo do Estado assina o início das obras de ampliação do Hospital Regional da Transamazônica. Nós teremos a condição de ampliar para 35 leitos de UTI, sendo Adulto, Neonatal e Pediátrica. Isso faz com que as pessoas não tenham que se deslocar para Itaituba, Santarém ou Belém, avançando com a estratégia de fortalecer a região”, destacou o governador durante o evento.
Helder Barbalho também anunciou a implantação de um moderno Setor de Hemodinâmica, que permitirá a realização de procedimentos cardíacos complexos, como cateterismo e colocação de stents, evitando o deslocamento de pacientes para outros centros. “Vai vir um equipamento de hemodinâmica para garantir o tratamento cardíaco aqui mesmo, em Altamira, fortalecendo a capacidade do hospital e melhorando o atendimento à população”, afirmou.
Com a execução da primeira etapa, o HRPT terá sua área física ampliada de 9.792,67 m² para 11.694,11 m², incluindo a construção do novo setor e a ampliação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Serão 35 leitos, sendo 16 de UTI Adulto, quatro de UTI Pediátrica e 15 de UTI Neonatal.

Inaugurado em dezembro de 2006, o Hospital Regional Público da Transamazônica é referência em média e alta complexidade para municípios como Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Senador José Porfírio, Anapu, Pacajá, Placas, Porto de Moz e Altamira. Nos últimos anos, a unidade tem enfrentado dificuldades para atender à crescente demanda por leitos, especialmente de terapia intensiva.
Na manhã desta quinta-feira (6 nov. 2025), uma placa já instalada na unidade informa o valor do investimento e a previsão de conclusão das obras.
A ampliação do HRPT já havia sido anunciada em outras ocasiões, mas nunca saiu do papel. Com a assinatura da Ordem de Serviço, renasce a esperança de que, desta vez, o projeto seja finalmente concretizado, contribuindo para reduzir o colapso hospitalar e melhorar o atendimento em toda a região do Xingu.
A Voz do Xingu





















