A Prefeitura de Altamira, no sudoeste paraense, decretou, na quarta-feira (26.nov.2025), situação de emergência devido às queimadas registradas em diversas localidades do município. A medida, que vale por 90 dias, foi tomada após a emissão de um alerta pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com o decreto, a decisão vale para todo o território municipal em razão dos incêndios florestais. O documento destaca que a estiagem prolongada, a baixa umidade, as altas temperaturas e o avanço rápido das chamas criaram um cenário de risco para moradores das zonas urbana e rural.
Ainda segundo a Prefeitura, bairros como Açaizal, Jardim Independente II, Liberdade, Mutirão, Brasília, São Domingos e Cidade Nova estão entre os mais afetados. Na área rural, comunidades ao longo da Transamazônica também registraram incêndios nos últimos dias.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que Altamira registrou, nos últimos dois meses, cerca de 220 focos de incêndio.






















