Artesãs comemoram entrega da nova Casa do Artesanato em Altamira (PA)

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

A Casa do Artesanato de Altamira ganhou um novo espaço, mais amplo, moderno, climatizado e visualmente atrativo, agora localizado próximo à concha acústica na orla da cidade. A estrutura, que possui 427 m², conta com cafeteria, área de convivência e prateleiras para exposição de artesanato, literatura, arte indígena e mostras rotativas. Diferentemente do antigo prédio, o novo espaço oferece banheiros, depósito para materiais e uma varanda externa com paisagismo, que já vem chamando a atenção dos visitantes.

Foto: Wilson Soares

NotíciasRelacionadas

Para as artesãs, a inauguração representa a realização de um sonho antigo. Marilene de Jesus Xipaia, que atua no local há mais de duas décadas, não escondeu a emoção.

Presidente do Sindicato dos Artesãos Profissionais Autônomos do Estado do Pará. Foto: Ascom/PMA

“Hoje é um dia de vitória, um dia de sonhos realizados. Trabalhamos por 25 anos no antigo polo e agora tivemos um gestor que atendeu nosso pedido e construiu esse prédio para o artesanato. Nosso trabalho está sendo valorizado. Está tudo muito bonito e só temos a agradecer à Prefeitura”, afirmou Marilene Xipaia.

População lota a Casa do Artesanato para conhecer o novo espaço. Foto: Ascom/PMA

A reestruturação também simboliza um avanço para o turismo e a cultura local. A secretária municipal de Planejamento, Renata Mengoni, destacou que o espaço vai além de uma obra física.

Área valorizando vista para o Rio Xingu e preservando o jambeiro existente no terreno. Foto: Ascom/PMA

“Aqui é um novo espaço, não apenas uma nova obra. É a valorização das artesãs, da cultura e do turismo. É um lugar de lazer para vir com a família. É um projeto inovador e ousado, que integra a requalificação da orla da cidade”, disse a secretária de Planejamento.

Foto: Wilson Soares

Além do valor cultural, a nova Casa do Artesanato reforça o desenvolvimento socioeconômico da região. Para Bruno Bahiana, superintendente Socioambiental e Componente Indígena da Norte Energia, a estrutura se torna um importante instrumento de incentivo ao turismo e ao artesanato.

Foto: Ascom/PMA

“A Casa do Artesanato é fundamental porque fomenta a economia da região. O turismo e o artesanato são pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável da região do Xingu”, destacou.

Foto: Ascom/PMA

A entrega ocorreu na noite de sexta-feira (5.dez.2025) e reuniu autoridades, artesãs e moradores na orla da cidade. A nova construção traz mais conforto às profissionais, valoriza a cultura local e amplia a visibilidade do trabalho de cada artista. A inauguração marca um novo capítulo para um espaço que faz parte da história de Altamira: criado em 2002 e reformado pela última vez em 2015, o antigo prédio de madeira deu lugar a uma estrutura de alvenaria, madeira e elementos metálicos, que conferem amplitude e leveza ao ambiente.

Equipe da área socioambiental e de assuntos indígenas da Norte Energia reunida com representantes da gestão municipal durante o evento. Foto: Ascom/PMA

A obra foi executada em atendimento à Condicionante 2.10, alínea “b”, da Licença de Operação nº 1.317/2015, como medida de mitigação ambiental exigida pelo licenciamento federal conduzido pelo Ibama. A ação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e a Norte Energia, concessionária da UHE Belo Monte.

Foto: Wilson Soares

Orgulho e ancestralidade presente na arte indígena. Foto: Ascom/PMA

Com informações da Ascom/PMA

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página