Copa Futebol Social 2025 reúne mais de 200 crianças e adolescentes em Altamira, no Pará

Competição encerra o ano do projeto que integra o Belo Monte Comunidade e alia esporte, educação e disciplina para a formação cidadã de jovens atletas

Foto: Divulgação / Norte Energia
Foto: Divulgação / Norte Energia
Continua após a publicidade

A quadra do Complexo Esportivo Padre Tore foi palco de talento, integração e aprendizado durante a 5ª edição da Copa do Futebol Social, realizada em Altamira, reunindo mais de 200 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A competição marca o encerramento das atividades do Futebol Social, iniciativa do programa Belo Monte Comunidade, da Norte Energia, em parceria com o Sesi Altamira, que utiliza o esporte como ferramenta de transformação social.

Participaram jovens atletas dos bairros Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras, São Joaquim e Tavaquara. Mais do que os resultados em quadra, a participação na competição é construída a partir da assiduidade nas aulas, do bom rendimento escolar e da disciplina, pilares que orientam o projeto.

NotíciasRelacionadas

Divididos em três categorias, Sub-10, Sub-13 e Sub-17, os times disputaram partidas masculinas e femininas. O título de Campeão Geral da 5ª Copa do Futebol Social ficou com o bairro Casa Nova, seguido por Água Azul, em segundo lugar, e Jatobá, em terceiro.

“O Futebol Social é fundamental porque leva o esporte até crianças que muitas vezes não têm essa oportunidade em seus bairros. Além da prática esportiva, o projeto ensina valores como responsabilidade e respeito, fortalecendo a comunidade e contribuindo para a formação de cidadãos”, explica João Paulo, professor do Sesi.

Foto: Divulgação / Norte Energia

O time do estudante Alberto Tavares, de 11 anos, do bairro Casa Nova ficou em 1º lugar. O jovem conta que o Futebol Social vai muito além da experiência na competição e envolve os aprendizados construídos ao longo do projeto. “Achei tudo muito bacana e bem-organizado. A gente deu o nosso sangue para ganhar e conseguiu essa vitória, mas aprendi que o futebol não é só jogar. É educação, é respeito e, também, é sonho.”

Entre os destaques da competição, o bairro Tavaquara conquistou o primeiro lugar na categoria Sub-17, enquanto a equipe feminina do bairro Casa Nova garantiu o lugar mais alto do pódio entre as meninas.

Participante do time do Casa Nova, Thayfny Isabela, de 15 anos, destaca a importância do projeto para além dos resultados em quadra. “A expectativa era muito grande para todos nós, de todos os bairros, e o mais importante foi aproveitar a oportunidade. Aqui a gente aprende que não é só ganhar, mas também saber perder, respeitar uns aos outros e se unir. O esporte me ajudou muito na escola e nos treinos, e meu sonho é jogar em outras cidades e continuar crescendo no futebol”, contou.

Mais do que gols e troféus, o Futebol Social oferece a meninos e meninas a oportunidade de se desenvolver dentro e fora das quadras. As atividades são realizadas no contraturno escolar, reforçando o compromisso do projeto com a educação, a permanência na escola e a formação de cidadãos conscientes.

Ao longo do ano, o projeto promove não apenas a prática esportiva, mas também valores como responsabilidade, respeito às regras, convivência coletiva e superação, aprendizados que acompanham os participantes na rotina familiar, escolar e comunitária.

“Para a Norte Energia, é motivo de orgulho contribuir para a construção de oportunidades que transformam realidades. Ao investir em iniciativas como o Futebol Social, seguimos fortalecendo vínculos, incentivando valores e caminhando junto com as comunidades, ajudando a formar cidadãos e deixando um legado que vai além da geração de energia”, destaca Thomás Sottili, gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia.

Belo Monte Comunidade

Realizado pela Norte Energia, o programa de responsabilidade social Belo Monte Comunidade contribui para a melhoria da qualidade de vida das populações da região do empreendimento, por meio de ações nas áreas de cidadania, saúde preventiva, educação, educação ambiental, arte, cultura, esporte, inclusão digital, voluntariado e geração de trabalho e renda, fortalecendo oportunidades e promovendo representatividade para a população do Médio Xingu.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página