Uma pessoa foi presa em Cachoeira do Arari durante a Operação Marajó Astéreo, que combate o furto de gado na região. A ação da Polícia Civil ocorreu na manhã de quinta-feira (8/1) com o objetivo de reprimir furtos dos animais, prática conhecida como abigeato, e desarticular um grupo suspeito de atuar nesse tipo de crime. Além do suspeito detido em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, foram apreendidas munição, celulares e ferramentas ligadas à atividade criminosa.
Segundo informações da polícia, os agentes cumpriram mandados judiciais de busca e apreensão autorizados após parecer favorável do Ministério Público. As diligências ocorreram em nove locais diferentes, distribuídos entre a zona urbana e a zona rural do município.
No decorrer da operação, foram recolhidas duas armas de fogo do tipo cartucheira, uma delas calibre 28, além de munições. Os agentes também confiscaram 11 celulares pertencentes a investigados. O material será periciado para auxiliar no avanço das investigações relacionadas tanto ao furto quanto à possível receptação de animais.
A Polícia Civil informou ainda que os agentes apreenderam 12 ferras usadas para marcação de gado. Conforme as investigações, ferramentas desse tipo costumam ser encontradas em casos de abigeato, já que são utilizadas para modificar a identificação dos animais. A retirada desse tipo de material de circulação é considerada estratégica para conter crimes no meio rural e garantir mais segurança aos produtores da região.
O suspeito preso foi encaminhado à Delegacia de Cachoeira do Arari, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos e esclarecer como os crimes eram praticados.
Fonte: O Liberal





















