Reunião em Brasília discute crise da cacauicultura no Pará e importação do produto africano

Foto: Rebeca Mendes - ACBM
Foto: Rebeca Mendes - ACBM
Continua após a publicidade

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Na tarde desta quarta-feira (11.fev.2026), o Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília (DF), sediou uma reunião para discutir a situação da cacauicultura no Pará. O encontro contou com a presença do ministro Carlos Henrique Baqueta Fávaro, do governador Helder Barbalho, de representantes da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), além de prefeitos da região da Transamazônica.

NotíciasRelacionadas

Equipe da ACBM, prefeitos da região da Transamazônica e representante da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC).

Participaram da reunião os prefeitos Júlio César (Medicilândia), Leonaldo Albuquerque (Senador José Porfírio), Carlinhos do Aparecido (Uruará) e Luiz Carlos (Anapu). Representando o prefeito de Vitória do Xingu e presidente da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM), Márcio Viana, esteve presente a equipe técnica da entidade, liderada pelo secretário-executivo Hiran Júnior. Deputados, senadores do Pará e lideranças ligadas ao setor agrícola também acompanharam as discussões.

Durante o encontro, o ministro Fávaro enfatizou que “de forma alguma nós vamos precarizar a questão sanitária para o cacau”. Ele destacou quatro frentes de atuação do governo federal: medidas sanitárias, revisão do regime de drawback, tarifas e promoção comercial. O ministro também apontou a possibilidade de ampliação de mercados para o cacau paraense, com foco na exportação para países como Suíça, outras nações da Europa e Rússia.

O governador Helder Barbalho ressaltou que a região da Transamazônica abriga o maior município produtor de cacau do Brasil e destacou a importância da cultura para a subsistência das famílias e para a economia regional.

MANIFESTO EM MEDICILÂNDIA

A reunião em Brasília foi articulada após uma manifestação pacífica realizada no último dia 6, no centro de Medicilândia (PA), quando produtores se mobilizaram em defesa da valorização do preço do cacau e contra a importação do produto oriundo de países africanos sem rigoroso controle de fiscalização na entrada no Brasil.

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

O ato reuniu cerca de 1.500 produtores, lideranças sindicais, autoridades políticas, representantes do governo estadual e lideranças regionais. A mobilização foi organizada pela ANPC, com apoio de sindicatos rurais e associações.

A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página