Os Microempreendedores Individuais (MEI) passam a contar com mais instrumento de suporte por parte do Sebrae Pará. Nesta quinta-feira, 21, será apresentado o programa “Acelera MEI”, para acompanhar e auxiliar microempreendedores individuais formalizados ou que se formalizarão ao ingressar no programa. O lançamento do programa será às 17h na sede do Sebrae, em Belém.
O programa “Acelera MEI” será apresentado pelo diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno. Com meta de atender a 5,5 mil empreendedores de Belém, Ananindeua e Marituba, o programa terá oferta de R$ 10 milhões em empréstimos até dezembro de 2020, a uma taxe de juros de 0,39% ao mês e com tempo de carência e parcelas de acordo com o perfil do empreendedor.
O “Acelera MEI” é resultado da parceria entre Sebrae e Sicredi Norte, e também oferecerá qualificação técnica para que os empreendedores tenham acesso ao crédito. Pelos dados do Sebrae, existem no Pará, atualmente, 184.807 MEI’s, sendo 81.424 somente na Região Metropolitana de Belém, que representam 44% ou quase metade do total de registros no Pará.
Baseado em quatro pilares – formalização, qualificação, crédito e mercado – na adesão ao programa o microempreendedor individual receberá as orientações necessárias para obter CNPJ e em seguida receberá qualificações para seu negócio, com oficinas sobre planejamento, finanças e mercado. Com o programa o Sebrae também vai ofertar diversas oportunidades aos MEI’s, como participação em rodadas de negócios, eventos e feiras de mercado.
Após esta fase, o MEI receberá um modelo para detalhar os investimentos desejados que fará com o crédito que poderá receber, sempre auxiliado por um analista do Sebrae. Esse crédito pode ser solicitado após a apresentação do modelo do plano de aplicação e do certificado de conclusão das capacitações ao Sicredi Norte.
Fonte: Portal Roma News