Search
Close this search box.

Acidentes domésticos correspondem a 40% dos atendimentos de emergência no país

Continua após a publicidade

Segundo dados do Ministério da Saúde, acidentes domésticos são responsáveis por pelo menos 38% dos atendimentos de emergências nos hospitais do país. No verão, o índice aumenta, principalmente, os casos que envolvem crianças, que sobem aproximadamente em 25%.

O presidente Jair Bolsonaro foi levado para o Hospital das Forças Armadas na noite desta segunda-feira, 23, após sofrer um acidente doméstico no Palácio da Alvorada. Bolsonaro teria escorregado no banheiro e batido a cabeça. Ele foi levado ao hospital em um carro oficial.

Os acidentes domésticos mais comuns são de traumas, afogamentos, lesões e viroses. “As crianças ficam mais tempo em casa e acabam tendo contato intenso com outras crianças. A atenção deve ser redobrada em todos os lugares: em casa, na praia ou piscina, no parque, entre outros”, comentou o ortopedista Thanguy Friço.

Em casa, é importante deixar espaços livres para a criança brincar e proteger o acesso a lugares mais altos, quinas e locais escorregadios. Na praia, deve-se ficar atento aos locais que são próprios para banho, observando sempre a profundidade. “Os afogamentos com crianças acontecem em um minuto de descuido. Dependendo da faixa etária, é fundamental que um dos responsáveis se mantenha bem próximo à água para acompanhar o pequeno, mesmo que ele esteja em uma área rasa”, acrescentou.

Outro ponto importante é orientar a criança em caso de ela se perder. “É preciso que ela entenda os riscos, mas aprenda a não se desesperar se isso acontecer. Estabeleça sempre alguns pontos de apoio bem visíveis e mostre-os para ela, como um quiosque ou um guarda-vidas”, finalizou.

Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *