A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá emitiu alerta para reforçar a campanha de vacinação contra o sarampo na região. Até o momento seis casos foram confirmados da doença e outros 89 estão sendo investigados.
O Departamento de Vigilância em Saúde do município intensificou a campanha de vacinação contra o sarampo, orientando as pessoas a procurem os postos de saúde da área urbana do município para fazer a imunização.
Quem vive na zona rural de Marabá, a secretaria realiza a imunização para quem vive nas áreas mais afastadas.
Os sintomas iniciais são febre, tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após esses sintomas há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés. Também pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte.
A vacina contra o sarampo faz parte do calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Cada indivíduo deve tomar duas doses da vacina para ficar imunizado contra a doença. Estão sendo vacinadas as pessoas de seis meses a 49 anos.
Surto na Grande Belém
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), de 11 de agosto a 14 de dezembro foram notificados 208 casos suspeitos da doença, dos quais 59 foram confirmados, 79 descartados e 70 ainda permanecem em investigação. Do total de confirmados, 39 são residentes de Belém e 10 de Ananindeua, e os demais de outros municípios da região metropolitana.
De acordo com o órgão, o surto atual tem relação com casos de pessoas que estiveram nas cidades de São Paulo e Santos, onde, provavelmente, foram expostos ao vírus.
Por G1 PA — Belém