A partir do dia 20 de janeiro, próxima segunda-feira, os trabalhadores do Detran devem paralisar o atendimento no órgão. A greve estadual foi aprovada durante uma assembleia geral que aconteceu em Belém.
De acordo com o presidente do SINDTRAN, Dênis Sampaio, os trabalhadores fizeram inúmeras tentativas de agendamento de audiência com a Direção do DETRAN, mas não tiveram resposta.
Com a paralisação serão suspensas a maior parte dos serviços do DETRAN-PA, entre eles: atendimento de Veículos e de CNH (Habilitação), exames teóricos e práticos, vistoria veicular, fiscalização e educação para o trânsito, entre outros serviços.
O diretor jurídico do SINDTRAN, Élison Oliveira, esclareceu que o sindicato permanece aberto para negociar com a Direção da Autarquia um percentual mínimo de funcionamento dos serviços e sobretudo quanto aos pontos da pauta de reivindicações da Categoria.
Entre eles, estão:
- Reposição inflacionária referente a data base de abril/2019;
- Reajuste da Gratificação de Trânsito dos Servidores do DETRAN,
- Revogação da Portaria de Terceirização da Vistoria Veicular no Estado do Pará,
- Revisão do PCCR dos Servidores do DETRAN-PA e avaliação periódica de desempenho dos Trabalhadores de Trânsito da Autarquia; e
- Concurso Público Regionalizado para preencher 830 Cargos vagos existentes na Autarquia, tanto na área fim, quanto na área meio do DETRAN-PA.
A direção do Departamento de Transito ainda não se pronunciou sobre a greve.
A Voz do Xingu, com informações do Sindtran- PA