Moradores dos bairros Colina e Pontual Leilões, em Altamira, no sudoeste do Pará, reclamam que estão há dias sem água e já não sabem mais a quem recorrer. No início deste ano a empresa Norte Energia, responsável pela usina Belo Monte e pela construção da rede de Saneamento de Altamira, emitiu um comunicado informando que havia entregado o sistema à Prefeitura, para que a mesma passasse a tomar conta.
No comunicado, divulgada na página da internet da empresa, a Norte Energia informou que concluiu a construção e operação do sistema de saneamento de Altamira, em cumprimento ao disposto no Termo de Compromisso firmado em 16/10/2018 com a Prefeitura Municipal e com a interveniência do IBAMA. Disse ainda que a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) foi entregue à municipalidade em 30 de outubro do ano passado e está sendo operada pela Norte Energia até o próximo dia 10 de janeiro. E que a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi entregue à municipalidade em 31 de dezembro de 2018 e operada pela Norte Energia até 31 de dezembro de 2019.
O problema é que a Prefeitura de Altamira não veio até o presente momento a público para dizer se recebeu ou não a estação de tratamento de água e de esgoto, e quando os moradores ficam sem o liquido precioso, a PMA diz, que a culpa é da Norte Energia que não teria cumprido o acordo. Em um recente comunicado, que circula em uma emissora de Altamira e nas redes sociais, a PMA afirma que a falta de água nos dois bairros é devido ao descumprimento da decisão judicial que obriga a Norte Energia de abastecer, com água potável, esses bairros até a entrega completa do sistema de abastecimento de água.
Enquanto esse impasse permanece o povo sofre, e a empresa Norte Energia e a PMA ficam nesse jogo de empurra-empurra, pois a prefeitura diz que a maioria das obras feitas pela Norte Energia na cidade ainda não foram entregues e que não são de sua responsabilidade, já a Norte Energia afirmar o contrário.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu