O Rio Tocantins começou a transbordar em Tucuruí. Com a enchente, já são mais de dez mil desabrigados no município. A estimativa da Defesa Civil municipal é de que esse número cresça ainda mais.
Na última segunda-feira, 17, o Rio Tocantins ultrapassou sua cota de segurança que equivale a dez metros e na terça-feira, 18, esse o nível atingiu os 12 metros. Com isso, a parte baixa da cidade foi atingida e inundou vários bairros, entre eles o da Matinha e o Beira Rio. Vários órgãos da cidade trabalharam para resguardar a segurança da população afetada.
Cerca de 80 a 100 famílias que foram desalojadas estão espalhadas em quatro abrigos oferecidos pela prefeitura do município. De acordo com a Defesa Civil de Tucuruí, a tendência é o nível do rio aumentar. Uma equipe é abastecida de informações divulgadas por técnicos da Eletronorte.
“Aproximandamene dez mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no município. A prefeitura está dando atenção aos desabrigados”. Além da enchente, as ações são intesificadas por causa do novo coronavírus, informou Edney Souza, da Defesa Civil de Tucuruí.
A Eletronorte viabilizou a abertura do vertedouro da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Quatro comportas da calha central da usina – 10 a 13 – foram abertas durante manobra realizada pela equipe técnica da Divisão de Estudos e Análises da Operação da empresa no dia 9 de março.
Segundo a empresa, a manobra de abertura foi necessária para dar vazão ao rio Tocantins e estabilizar o nível do lago evitando que as águas ultrapassem a cota máxima de 74 metros.
A avenida Lauro Sodré, a principal da cidade, localizada no centro, ficou inundada.
Fonte: Portal Roma News