A decisão de não renovar o decreto municipal que proibia a abertura do comércio local, em Altamira, no sudoeste do Pará, foi anunciada pelo próprio prefeito Domingos Juvenil (MDB) aos representantes da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Altamira (ACIAPA), Comércio de Dirigentes e Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio (SINDCOMERCIO), durante uma reunião que aconteceu no gabinete do gestor municipal. Com essa decisão o comércio local de Altamira deve voltar suas atividades normais a partir de terça-feira, 31 março.
O decreto em vigor foi assinado do dia 20 de março e nele estabelece que apenas os setores essenciais à população como farmácias, padarias e supermercados, permanecessem em funcionamento.
Na reunião o prefeito deixou bem claro que novas medidas de prevenção ao coronavírus poderão ser tomadas no âmbito do município, sem afetar o comércio. As escolas continuarão fechadas por medida de prevenção por mais duas semanas.
Uma carreata chegou a ser anunciada nas redes sociais para este sábado, 28, para chamar atenção do governo municipal para a reabertura do comércio local, mas acabou não acontecendo. Ao saber das manifestações que estavam previstas para acontecer em várias cidades paraenses, o governador Helder Barbalho, determinou a Secretaria de Segurança Pública do Estado, através das policias militar e civil que não se permitissem que as manifestações fossem realizadas.
Em Altamira e na região da Transamazônica e Xingu até o presente momento nenhum caso de coronavírus foi confirmado, apenas suspeitos e outros que estão em análise aguardando resultados.
Por: Wilson Soares – A Voz do Xingu