O Governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira, 1º, novas medidas de enfrentamento do novo coronavírus no Pará. A coletiva de imprensa é virtual e transmitida pelas redes oficiais do Governo.
Hoje, foi registrada a primeira morte em decorrência do novo coronavírus. De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já são 41 infectados, 83 em análise, 857 descartados e um óbito.
A Sespa anunciou morte de idosa pelo novo coronavírus no Twitter antes de informar aos familiares. A idosa de 87 anos, que faleceu na vila de Alter-do-Chão, em Santarém, no dia 19 de março, era da etnia Borari da região de Santarém e envolvida com o folclore local.
Durante a coletiva, o governador Helder Barbalho apresentou o laudo médico da idosa que acusou morte em decorrência de broncopneumonia e insuficiência respiratória aguda. A declaração de óbito não acusou a covid-19, pois no dia, não havia o resultado do exame para a doença.
Ainda segundo o governador, o médico que cuidou do caso e colheu a amostra, não reportou à Sespa a ocorrência do óbito. O diagnóstico feito por um laboratório particular de Minas Gerais dá o resultado positivo para Covid-19.
No dia do resultado, no dia 25 de março, o Governo foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santarém sobre a morte da idosa. Ela não deu entrada no sistema municipal e solicitou ao Ministério Público que investigasse o caso, já que o atendimento foi na rede particular.
“Sempre vou agir com transparência, seja para dar uma boa notícia triste. Me solidarizo à dor da família (…), mas não podemos deixar de ter a transparência devida”, pontuou Helder Barbalho.
Confira as novas medidas anunciadas pelo Governo do Estado:
Hospitais de campanha
Em Belém, as obras já estão a todo vapor, no Hangar. Em Marabá as obras vão iniciar amanhã. Em Breves, o material para construção do hospital deve sair de Belém nesta quinta-feira, 2.
Shoppings
A imprensa tem noticiado que já tem previsão para reabrir os shoppings. De acordo com o governador, a avaliação é feita a cada duas semanas, para alterar as medidas decretadas. Segundo ele, é precipitado reabrir os shoppings no dia 16 de abril. Ressaltou, ainda, que é necessário ter cautela diante do ciclo do vírus. O Governo vai avaliar as decisões, baseada na experiência de técnicos, para sair ou não do isolamento social.
O Pará tem o menor número de casos, a cada 100 mil habitantes, mas não é prudente o afrouxamento do isolamento. “Neste momento é crucial manter o isolamento social”, disse o secretário de Estado de Saúde (Sespa), Alberto Beltrame.
Transporte público
A restrição do número de ônibus preocupa o Governo do Estado. A ação acaba centralizando o número de pessoas dentro dos ônibus, aumentando, assim as chances de disseminação do vírus.
Juruti
O Governo noticiou que a morte de um senhor que veio do Amazonas e morreu em Juruti, não foi em decorrência do novo coronavírus. O resultado do diagnóstico deu negativo para a doença.
Insuficiência respiratória
Há ocorrências de casos de pacientes hospitalizados, positivados ou não para a covid-19, que estão internados em tratamento intensivo em decorrência de problemas respiratórios. O Governo recomendou a procura de unidades de saúde para ter um atendimento adequado.
Testes
Segundo o Governo, o exame para testar o novo coronavírus estará disponível a partir de amanhã no Estado. Serão cerca de 250 mil testes rápidos, enviados pelo Governo Federal.
Cloroquina
O Pará comprou 15 mil kits de cloroquina. A medicação, após à pandemia, servirá para atender casos de malária. O remédio também será disponibilizado para atender a rede particular de saúde.
Fonte: Portal Roma News