A partir desta segunda-feira (18), os profissionais de saúde que estão na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus em Altamira, na região do Xingu, passam a ter opção de hospedagem em hotel. O intento é proteger tanto a saúde desses trabalhadores quanto de suas famílias. Inicialmente, são 20 vagas disponíveis e esses hóspedes não receberão qualquer tipo de cobrança financeira pela estadia.
A tratativa tem a ver com uma parceria entre a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa/Altamira) e a Norte Energia, empresa responsável pela Usina de Belo Monte.
“Também disponibilizamos psicólogo e assistente social para o acompanhamento e monitoramento desses profissionais que atuam no Hospital Regional Público da Transamazônica, no Hospital Geral de Altamira São Rafael (municipal), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)”, detalha o diretor geral do 10° Centro Regional de Saúde, Maurício do Nascimento.
A triagem e o encaminhamento para o hotel será feita pelo Centro Responsável pela Saúde do Trabalhador (Cerest), junto com o Hospital Regional e pela secretaria municipal de Saúde. De acordo com a demanda e com possíveis novas parcerias, mais vagas podem ser disponibilizadas.
Fonte: Agência Pará