Os casos de Covid-19 triplicaram em uma semana entre indígenas na região do Xingu, no Pará. Nesta quinta (11), já são 80 infectados e um óbito, de acordo com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Altamira, sudoeste do estado. Entre os casos confirmados, 16 estão recuperados após isolamento domiciliar.
Ainda segundo o Dsei, estão sendo aplicados testes em indígenas com sintomas leves e moderados da Covid-19. Os infectados estão recebendo medicamentos na aldeia onde vivem.
Já foram 70 aplicados testes na aldeia Iriri de indígenas da etnia Arara, sendo que 43 deram positivo para o novo coronavírus, incluindo 21 crianças e 22 adultos.
O avanço da pandemia preocupa as lideranças indígenas nas aldeias do Xingu. O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Léo Xipaya, pede que autoridades tomem providências.
“Precisamos que o governo federal e estadual ajudem os povos indígenas do médio Xingu. Não dá para assistir nosso povo morrer… Nossos velhos, nossos caciques indo embora. Então eu peço às autoridades, à Funai, que tomem as providências de fiscalização territorial dentro das terras indígenas. Ao DSEI em Altamira e à Sesai que olhem para o nosso povo, que aumentem as atividades de rotina dentro das aldeias e que se monte um hospital de campanha para indígenas do médio Xingu”, afirmou.
Fonte: G1 Pará